FILOSOFIA

A palavra filosofia me persegue há muito tempo. E, durante certo tempo, não foi algo muito prazeroso. Desde criança, sempre imaginei a tal “mãe da sabedoria” como um fantasma digno de ser temido e evitado, causador de comportamentos estranhos e falas esquisitas.

PHILOSOPHER_

Para minha surpresa, certo dia, tive o privilégio de ser libertado de tal sentimento. Já adulto, cursando jornalismo, conheci um professor da tal disciplina fantasmagórica e não pude resistir ao poder que a filosofia tem, quando usada para contestar, questionar e abrir novas trilhas no meio do emaranhado de possibilidades desconhecidas ou ocultadas da realidade humana.

Lá se foram alguns anos e cá estou, a namorar o meu antigo tormento. Aprendi que a dona Filó é muito mais que se imagina. Estou convicto de que ela é suficientemente poderosa para entender e estender qualquer outra área do conhecimento. Seu poder de instigar e tirar as coisas do lugar colabora e eleva o valor de qualquer ideia.

É impossível continuar a ser uma pessoa comum depois de receber a bênção da Filó. Bênção essa que vira um espinho na carne. Incurável. Depois dela a gente não aceita mais as coisas como são, puramente definidas e estáticas. Nada mais será feito em duas dimensões. Sempre faltará alguma profundidade a se explorar. Sempre faltará alguma extensão a se colocar na berlinda. Afinal, a história tem seus melhores capítulos ilustrados por figuras que ousaram não repetir, mas inovar, pela simples prática da pergunta, do mero questionamento.

Anúncios

3 comentários sobre “FILOSOFIA

Olá! O seu comentário é muito bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s