“E ae véi!”


>>>

“Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.”
Sandra Carey

<<<

Isso mesmo. A “nova” geração se auto-proclama um bando de “véios”. O difícil é saber de onde essa garotada tirou tal pérola. Pra todo lado que se vai a gente ouve “e ae véi”, “ow, véi”, “pô véi”. Todos sabem que são apenas gírias. Mas, será que elas são apenas expressões de efeito, sem nenhum significado? Não sei, creio que não.

Peter Pan


O grande paradoxo é que hoje, cultua-se a juventude em sua tenra e “eterna” condição de beleza, viço e esplendor. Chamamos isso até de “Síndrome de Peter Pan”, aqueles que não querem crescer nunca, ficando para sempre crianças, apenas se divertindo, sem tomar conhecimento do mundo e suas responsabilidades.

>>>

“Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.” Lao-Tsé

<<<

Menino ou menina


Uma massa de gente que insiste em viver o sonho colorido da infância sem fim, da deliciosa e prazerosa fase onde não precisamos nos preocupar com nada, pois tem “gente grande” fazendo isso por nós, limpando as nossas sujeiras e pagando as nossas contas, prefere, orgulhosamente chamar uns aos outros de “véi”, ou seja “Velho”. Pior que isso é que não há gênero para o termo, meninos e meninas são chamados de “véi”.

Culpa do acaso

Isso só prova que não há a menor possibilidade do termo “véi” ter sido pensado e planejado por alguém que desejava inspirar algo de bom nessa garotada. Foi simplesmente o acaso, já que eles não têm muita coisa para ocupar a mente, apenas um monte de livros a serem decorados e repetidos na prova do vestibular. Fora isso é o monte de besteirol que sai do esgoto a céu aberto que é a TV de hoje. Impossível criar uma geração de sonhadores idealistas no meio dessa enxurrada de bobagens que a mídia usa para alimentar a mente e o coração deles.

>>>

“A simplicidade é o último degrau da sabedoria.”
Khalil Gibran

<<<

Tudo “bombadão”


Um monte de gente que cultua a beleza e a juventude e despreza a maturidade e a velhice, adora e carrega a hilária alcunha que lhes confere aquilo que eles mesmos evitam e odeiam. “Véi”. Viciados em comida “junkfood” ou seja, comida lixo, aquelas rapidinhas que não dão trabalho nenhum para serem preparadas. Preguiça nem se fala, eles não tem ânimo pra nada. Ficam na academia só porque está na moda, ninguém faz isso pelo prazer da atividade física. Se fosse, seria mais barato e mais divertido caminhar numa praça ou parque. Só que de lá não dá para ficar se olhando num espelho, nem reparando nos movimentos sensuais daquela garota super sexy que vai para a academia toda terça e quinta.

Velho sábio

Espero que quando eles estiverem velhos um dia, pois estarão se viveram até lá, espero eu, não gostaria que começassem a chamar uns aos outros de “e ai nenen”, “ow nenen”, “pô nenen”, por que vai ser mico ainda maior. A gente sempre espera que o adulto mais maduro, ou seja, o ancião, nos dê bons exemplos. Mas, o sábio velho sentado numa cadeira de balanço de hoje, viveu numa época em que a infância timnha aventura de verdade, aprendizado e bons exemplos de quem lhe dava educação, família e escola. Nessa sequência.

Mostrinhos descontrolados


Num perído da história em que o objetivo era criar homens e mulheres de bem, não importava o preço, ensinando-os a realidade do mundo e o valor de saber tomar decisões e, principalmente as conseqüências para quando se fazia algo de errado. Hoje, criamos filhos para serem “felizes”, nunca dizendo “não”, permitindo que façam o que quiserem, para não os traumatizar. Só que eles estão se transformando em mostrinhos descontrolados, experimentando a vida e o amor de forma irresponsável, manipulando seus pais sem o menor pudor e, principalmente, envelhecendo antes do tempo. Isso que é o pior.

Aprenda a viver

Então, “falou véi”. Não, quem falou é alguém que quer viver cada pedacinho de sua vida na respectiva idade e quer falar para todo mundo que existe o tempo certo para tudo nessa vida. Isso a gente precisa aprender, por que senão  o tempo passará, e tudo o que sonhamos vai ter envelhecido e virado fumaça. Não permita isso. A vida é sua e esse tempo é seu, não o jogue fora.

>>>

“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.”
Leonardo da Vinci

<<<

Pense nisso!

Anúncios

2 comentários sobre ““E ae véi!”

Olá! O seu comentário é muito bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s